Quais são as novas regras para obter o PEQ (Programme de l’Expérience Québécoise) em Québec? Vi que as as regras mudaram recentemente para obter a residência permanente com esse programa. Quais são as novas regras?
Compartilhar
Inscreva-se em nossa plataforma de Perguntas e Respostas. Assim você poderá contribuir com a comunidade, respondendo ou fazendo perguntas.
Faça o login em nosso fórum e comece a fazer ou responder perguntas sobre imigração, emprego, estilo de vida e muito mais.
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Para obter o PEQ, para quem chegou em Québec depois de 21 de Julho de 2020, agora é necessário que tenha no mínimo 2 anos de experiência de trabalho em Québec nos últimos 3 anos.
Para quem chegou antes dessa data é necessário 1 ano de experiência nos últimos 2 anos. Também mudou o tempo de tratamento do pedido. Antes era 20 dias (na verdade, nunca cumpriram esse prazo… tem gente que tá a vários meses esperando ainda), agora o tempo de tratamento pode ser maior do que 6 meses. Os empregos que se qualificam também mudaram. Antes eram os empregos das categorias A, B, C, D e 0. Agora é só A, B e 0. Outra coisa que mudou: para quem chegou depois de 21 de Julho, tanto o aplicante principal quanto o cônjuge precisarão tirar nível B2 no teste de proficiência em Francês.
Vale notar que, para ambos os casos, desde Janeiro de 2020 é obrigatório que ambos os cônjuges passem por um teste de Valores Democráticos, que é solicitado durante o processo (o teste é fácil). Para quem chegou antes de 21 de Julho de 2020, também é necessário um teste de proficiência no idioma francês, com nota mínima B2. Fonte: https://pvtistes.net/dossiers/tutoriel-residence-permanente-le-peq/