Atualmente entrei em contado com Trebas Institute na cidade de Montreal (QC), eles exigem um nível de inglês intermediário e não precisei apresentar provas de proficiência tipo IELTS ou Toefl, foi exatamente isso que me chamou atenção, pois meu inglês ainda não é avançado, pensei que poderia ser uma boa opção. Antes disso nunca havia pensado em Montreal, nem pesquisado nada a respeito, já que não falo nada de francês.
Gostaria de uma opinião sincera a respeito de conseguir trabalho (entry level) nessa cidade com o nível intermediário no inglês e sem falar francês, é possível arrumar trabalho?
A cidade de Montréal é conhecida como a cidade do Hi/Bonjour. Isso porquê ela é a cidade mais bilíngue do Canadá. Diferentemente da capital, Québec, arrumar emprego só falando inglês é muito mais fácil. Para estudos também. No entanto, o dia que você quiser obter a Residência Permanente pela província de Québec, vai ter que ter que saber falar francês, nível B2 (mínimo). Por lei, todas as empresas e lojas devem ter também atendimento em francês – o que na prática não acontece em muitos lugares em Montréal. O governo também estuda medidas para aumentar a francofonia na cidade.
Resumindo: para trabalhar e estudar em algumas universidades (principalmente nas anglófonas) em Montréal, você não terá problemas só com o inglês. Vai querer morar no Québec (provincia) e ser residente (passo anterior à Cidadania), vai ter que aprender francês.