Recebi uma proposta de emprego para a cidade de levis – quebec , onde todo o processo de imigração será cuidado pelo recrutador. Falo inglês fluente e fiquei com o compromisso de aprender o Francês enquanto ja atuo no emprego novo.
Temos uma filha de 3 meses, e a pricípio apenas eu estou indo com emprego “garantido”.
Minha esposa atua na área ingresso de notas fiscais em uma multinacional, sediada no estado de São Paulo e possui aproximadamente 5 anos de experiência na área. Possui superior em adm e pós graduação na área. Saberia me dizer se ela estará apta a trabalhar lá ? É provável que ela consiga alguma vaga nesta área apenas falando Inglês ?
Olá Audrey. É possível, mas pouco provável nos primeiros meses. O francês é essencial aqui na região e, a menos que ela fale francês fluentemente, é um pouco mais difícil ela conseguir um trabalho exatamente na mesma área. Por quê? Leis, impostos e a maneira com que as coisas são efetuadas aqui são muito diferentes das do Brasil. Mas, com um pouco de paciência e esforço no aprendizado do francês, em algum tempo ela poderá se encaixar na área novamente.
Québec e Lévis são cidades essencialmente francófonas. Alguns trabalhos mais técnicos permitem que você ingresse só com o inglês avançado – mas geralmente serviços administrativos de base não. A vantagem da sua esposa é que ela tem um visto Aberto – o que facilitará em muito para ela a procura de emprego.
Um lembrete: emprego aqui não falta. Às vezes, até dominar o francês, precisamos nos submeter a empregos um pouco abaixo da nossa expectativa. Uma vez o francês dominado, é só crescer. Espero que tenha ajudado.